A República da Espada (1889 a 1894) –Na data do Meu ANIVER( que gay ) 15/11 aconteceu a proclamação da república, Liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos 5 anos inicias, o Brasil foi governado pelos PORCOS. Deodoro da Fonseca tornou-se chefe do Governo e procurou incentivar a Industrialização no BRASIL, para isso nomeou o RUIZINHO( RUI BARBOSA como ministro da fazenda ( tá podendo em FDP ).
Barbosa teve uma péssima ideia, mas uma péssima idéia, ou seja, emitia livremente papel moeda(dinheiro) para incentivar a industrialização, até então tudo bem. O babozinha tinha um coração bom. O problema foi que muitos empresários começaram a criar empresas fantasmas para receber empréstimos. Mais malandros ainda, vendiam as ações destas empresas na bolsa de valores e ganhavam muito mais, eles eram muitos safadinhos. E por fim geraram muito papel moeda e consequentemente deram início a inflação, pois a grana começava a perder o valor. eram uns cavalos, CAVALOS. ASIOJOASJOAJSIJOASIJOIASJIJASS
Essa políica foi conhecida com o nome de " Encilhamento ", que significa, prepar o caavalo para correr, ou seja, uma paródia comparando as corridas para subir as ações da bolsa de valores com as corridas de cavalo. IHÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ. Obvio que Deodoro Renúnciou e Babosa foi demitido.
Em 1891, quando este Besta Quadrada renunciou, quem assumiu foi o Floriano Peixoto, eu chamo ele de peixinho. O Desgraça era porco também, e consequentemente usava a violência para impor suas ordens, porem, foi intensificado a repressão aos que ainda davam apoio a monarquia, motivo pelo qual esse periodo ficoyu marcado como a República da Espada.
Um outro motivo que quero falar neste blog que só eu leio é que a República Velha precisava de uma nova Constituição, pois essa seguia os ideais de monarquia. Assim em 1891, surge uma nova constituição, cheia de restrições e limitações pois representava os interesses das elites agrárias do país.
Essa nova constituição estava começando a dar a cara ao Brasil, porém, tinha muitos defeitos, mas vamos ver algumas destas leis da nova república:
- Na nova Consituição Instituia coisas como o presidencialismo.
- O presidente mandaria no país.
- O voto seria aberto( Todos sabem em quem você vota)
- Era dito que o Voto era universal, ou seja, voto era para todos. Mas quem podia votar professor maumau, quem não fosse analfabeto, mulheres e militares de baixa patente( bá esculaxou).
República das Oligarquias – Esse nome é meio de boiola mas vou explicar. Após os militares sairem do poder, começa o período marcado pelos presidentes civis, ligados ao setor agrário, esse período vai de 1894 até 1894, contavam com o apoio da elite agrária do país. Dominando o poder, estes predidentes implantaram políticas que beneficiaram o setor agrário, vou repetir em negrito, BENEFICIARAM O SETOR AGRÁRIO, principalemente, os fazendeiros de café dp oeste paulista. Este periodo da história recebeu o nome de REPÚBLICA VELHA DO CAFÉ, pois toda máquina administrativa do Brasil era usada para resolver os problemas referentes aos produtores de café, gastando muita grana, MUITA, para manter o preço alto, fora que todos os políticos eram cafeicultores ou eram ligados aos cafeicultores.
Política dos Governadores – Campos Salles, me faz lembrar futebil, Campos e tal. Esta política visava manter o poder das oligarquias, ou seja, era uma troca de favores políticos entre governadores e presidentes. Eu chamaria esse governo de uma mão lava a outra.
O Convênio de Taubaté – Essa foi uma fórmula encontrada pelo governo Republicano para beneficiar os cafeicultores em momentos de crise. Quando o preço do café abaixava muito, o governo federal comprava o excedente de café e estocava. Esperava-se a alta do preço do café e então os estoques eram liberados. Esta política mantinha o preço do café, principal produto de exportação, sempre em alta e garantia os lucros dos fazendeiros de café.
O coronelismo – Há Há, a primeira coisa que eu pensei foi em um coronel da policia, um policial, o capitão nascimento, mas não. Antigamente era chamado de coronel os donos de fazendoas que com seu poder econômico, usava-os para ajudar nas eleições aos candidatos que apoiava. Era usado antes o VOTO CABRESCO, onde o coronel ( fazendeiro) obrigava todas as pessoas da sua fazenda a votarem, e usava a violência para adquirir esses votos. Naquele tempo não tinha choro, o voto era aberto, e se tu não votasse tu apanhava. Mas os coronéis usavam também de outras maneiras para conseguir o voto, seja com dinheiro, troca de favores e até mesmo utilizavam votos fantasmas.
Política do Café-com-Leite – Simpres, Minas era a terra do leite, e possuia junto a Sãp Paulo os maiores poderes em termo de riquezas dentre todos os estados do Brasil. Como minas era a terra do leite, São Paulo era a terra do Café, Foi bastante criticado por empresários. Pensem comigo, naquela epoca só davam atenção para estes 2 estados, e idependente disto, provocavam abandono as regiões.
CONTINUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Revoltas sociais na República – O fim da monarquia, não representou grandes transformações sociais para a população brasileira que permaneceu estagnada vendo os cafeicultores agroexportadores enriquecendo com o uso da máquina do governo. Fora, a questão dos ex-escravos que embora estivessem libertos não tiveram nenhum projeto de inclusão social e econômica para os ex-escravos. Assim, o problema da exclusão sócio-econômica atingiu as populações do campo e da cidade. No meio rural, a hegemonia opressora dos coronéis impulsionavam os camponeses a se aproximarem das alternativas oferecidas pelos líderes messiânicos como José Maria (Contestado/SC), Antônio Conselheiro (Vaza-Barris/BA) e Padre Cícero (Juazeiro/CE). Em situações mais extremas, o chamado banditismo social impulsionava a formação de grupos de cangaceiros que não reconheciam nenhum tipo de autoridade. E por outro lado, nos centros urbanos, o problema da exclusão era visivelmente fomentado por um governo ainda preso às tradições autoritárias e o perfil conservador dos grandes proprietários. No entanto, a formação da classe operária – influenciada pelo ideário socialista e anarquista – foi responsável pela formação dos primeiros movimentos grevistas e levantes populares, como a Revolta da Vacina de 1904.
Paralelamente, os militares também mobilizaram sua classe em torno de manifestações contrárias à hegemonia oligárquica. A primeira manifestação aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, onde marinheiros tomaram conta de embarcações oficiais ao protestar contra os baixos salários e os castigos físicos combatidos na chamada Revolta da Chibata (1910). Na década seguinte, o interesse político dos militares ganhou maior presença com o movimento tenentista e a formação da Coluna Prestes.
Todas essas rebeliões davam sinais claros de uma mudança no interior da nação. O Brasil não tinha mais seu campo político restrito ao meio rural e as constantes crises da economia não mais suportavam um país essencialmente ligado à agro-exportação. Paralelamente, a partir de 1914, o crescimento urbano e industrial inseriu novos grupos sociais dotados de interesses e demandas políticas próprias. A partir disso que compreendemos as diferentes revoltas que marcaram essa época.
A crise da República Velha e o Golpe de 1930 – Em 1930 ocorreriam eleições para presidência e, de acordo com a política do café-com-leite, era a vez de assumir um político mineiro do PRM. Porém, o Partido Republicano Paulista do presidente Washington Luís indicou um político paulista, Julio Prestes, a sucessão, rompendo com o café-com-leite. Descontente, o PRM junta-se com políticos da Paraíba e do Rio Grande do Sul (forma-se a Aliança Liberal ) para lançar a presidência o gaúcho Getúlio Vargas.
Júlio Prestes sai vencedor nas eleições de abril de 1930, deixando descontes os políticos da Aliança Liberal, que alegam fraudes eleitorais. Liderados por Getúlio Vargas, políticos da Aliança Liberal e militares descontentes, provocam a Revolução de 1930. É o fim da República Velha e início da Era Vargas.
Exercícios
Elabore um texto explicando como você percebe a corrupção na República Velha. Por que podemos dizer que existia corrupção? Quem eram os políticos que roubavam? De onde eles vinham? Qual era o trabalho deles? Como eles usavam a máquina administrativa para roubar? E como os demais políticos permitiam que eles roubassem. Essas perguntas devem ser respondidas junto com o texto. ATENÇÃO: EU QUERO UM TEXTO! NÃO QUE VOCÊS APENAS ME RESPONDAM ESSAS PERGUNTAS E ME ENTREGUEM. As pergunta são apenas para orientar a leitura de vocês durante a construção do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário